FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
RH

A espiritualidade nas empresas

Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

O mundo, desde os primórdios da humanidade, tem a evolução como uma forma ideal de crescimento, evolução tecnológica, evolução comportamental, evolução social e muitas outras. Um dos objetivos dessa constante busca pelo progresso é sempre entregar o melhor que o ser humano pode oferecer no menor tempo possível, tornar o homem uma máquina de resultados eficazes. Muitos trabalham incontáveis horas em suas habilidades e têm o estudo como prática constante. O treino da mente com o estudo e a leitura conjuntamente com o treino do corpo através da alimentação, fisiologia e postura, tornam o ser humano quase imbatível, um super-homem disponível para trabalhar com as melhores ferramentas que seu corpo pode produzir, porém muitas vezes uma importante área da vida ainda é ignorada e subestimada, e essa área é a espiritualidade.

Mas afinal, o que é a espiritualidade? Responder essa pergunta é um desafio nada pequeno, encontraremos várias definições de espiritualidade ao longo da internet, o dicionário define espiritualidade como: “Característica ou qualidade daquilo que é espiritual: a espiritualidade da alma”. Essa conexão com algo maior que si mesmo, que ultrapassa o intangível, não precisa ter necessariamente ligação com uma religião. A espiritualidade também pode ser definida em uma empresa como a busca pelo caminho do bem e da harmonia com ética.Todos nós sabemos que o ser humano é tridimensional em: corpo físico, alma e espírito. E essas três formas precisam estar em harmonia para que possamos desenvolver o melhor de nós em todos os trabalhos que realizarmos.

Não é de hoje que as empresas buscam pelos melhores profissionais do mercado, cada uma delas quer ter o melhor para poder, assim, entregar o melhor. Uma das maiores queixas que se veem hoje em dia é a falta de ética e conduta que ronda o mercado profissional. Muitas empresas sofrem com esse mal e muitos profissionais sofrem em encontrar empresas que valorizam um profissional com tais requisitos. O que podemos fazer então? 

Além de proporcionar todos os recursos necessários para que o profissional exerça seu trabalho, algumas empresas têm buscado também incentivar o desenvolvimento espiritual no ambiente de trabalho. Alguém poderia dizer que essa decisão é bobagem, que isso não passa de mera especulação para aumentar os custos das empresas, mas isso seria um equívoco. Grandes empresas focam em resultados de grande porte e esses resultados só são alcançados quando suas missões são cumpridas, quando elas podem servir a humanidade e ao planeta, quando deixam um legado tão belo que seus nomes se tornam lendas. E o que seria isso se não uma empresa espiritualizada? 

Quando o foco é apenas no aqui e no agora, com baixo horizonte de visão e foco apenas no lucro, geralmente temos uma empresa que pode até prestar um bom serviço (ou vender um produto) mas que não agrega nada mais que o retorno em reais que ela cobra por suas atividades. Quando temos uma empresa que se preocupa em mudar o ambiente, mudar a vida das pessoas e transformar a maneira com que os homens veem o mundo temos uma empresa espiritualizada, uma empresa que visa o que transcende o intangível e uma empresa onde os que se identificam com sua missão trabalham com garra e amor e colherão os frutos de um trabalho indiscutivelmente eficaz. 

Ter espiritualidade no trabalho é de certa forma uma fonte de alegria no trabalho, uma fonte de realização no ambiente da empresa. A espiritualidade traz harmonia e a harmonia é um dos principais benefícios que uma pessoa espiritualizada traz em um ambiente de trabalho. Essa empresa como vimos colherá um fruto mais doce do que apenas o lucro, ela terá valor, valor que é medido também pelos profissionais que a compõem, afinal, alguém sem propósito não conseguiria ficar um dia ao lado de alguém com propósito sem se sentir tentado a ir embora ou a mudar. O investimento em uma espiritualidade conhecida e bem definida no ambiente de trabalho trará os melhores resultados, vindos dos melhores profissionais, reunidos na melhor equipe.

Como então desenvolver a espiritualidade em minha empresa? Bem, suponhamos que após ler este artigo seus olhos tenham sido abertos para a possibilidade de ampliar sua empresa para um outro nível de comprometimento e clima organizacional. Por onde começar? Como desenvolver essa espiritualidade tão benéfica em sua empresa? 

Para que um movimento em uma empresa tenha êxito o exemplo precisa vir de cima, os gestores ou empresários precisam entender a importância da espiritualidade e praticá-la, precisam viver a missão da empresa e precisam com suas próprias vidas gerar o valor que querem que sua empresa entregue como um todo.

É preciso ter uma cultura organizada com os aspectos universais alinhada com um bom planejamento estratégico. O que queremos entregar é valor à sociedade, e como faremos isso? Gerando valor em nosso próprio ambiente de trabalho, se um colaborador não respeitar o outro ele dificilmente respeitará o cliente. Se o CEO não respeitar um colaborador ele dificilmente será respeitado pelos demais colaboradores. A espiritualidade tem muito a ver com valores, com ética, com respeito e até com humildade. 

Suponhamos que você seja um colaborador em uma empresa e queira ampliar a espiritualidade nela; bem, nesse caso as coisas serão um pouco mais complexas e talvez demoradas, mas nunca impossíveis. Comece sendo o exemplo que você quer ver na sua organização, trabalhe na proporção que você trabalharia para Deus (ou outra força que julgue ser importante para você)

Transforme o ambiente através da informação. Ao ler sobre o assunto, entender o conteúdo e praticá-lo, você naturalmente terá melhorias na forma de enxergar o mundo e isso fará com que as pessoas queiram saber um pouco mais sobre a espiritualidade e a ética que você tem vivido. 

É importante considerar que processos desse nível de retorno demandam tempo e esforço e que o que é preciso ser feito em muitos casos é perseverar. Algumas pessoas caem no comum erro de concluírem cedo demais que as coisas não dão resultado. A paciência é uma virtude que o ajudará a obter as recompensas de seus esforços desde que sejam realizados com sabedoria e disciplina.

Vale lembrar que a oração diária, feita em seu íntimo, ajuda o ser humano a viver de forma completa consigo mesmo e o faz se achegar a Deus, isso trará benefícios para sua vida e para seu espírito.

A RPM consultoria é uma empresa que valoriza e trabalha a espiritualidade internamente e também com seus clientes sempre que possível. Conhecemos o valor da harmonia no ambiente empresarial e acreditamos que a espiritualidade pode ser utilizada para ajudar a empresa a mudar o ambiente e transformar a sua realidade e a realidade do mundo. 

Esse post foi útil para você? Deixe o seu comentário e a sua opinião sobre nossos posts através das redes sociais da RPM:

  • Facebook: http://fb.com/RpmConsultoria
  • Instagram: http://instagram.com/rpmconsultoria.
  • Linkedin: https://www.linkedin.com/in/rpm-consultoria-empresarial

A RPM Consultoria Empresarial é especialista em gerar resultados para  seus clientes, transformando a realidade das empresas que atende. E 

desejamos cada vez mais sucesso e prosperidade para o seu empreendimento. 

Eu sou Guilherme Machado, atuo como Consultor Júnior e sou apaixonado por Administração, Gestão e conteúdo de qualidade. 

Contato: (35) 3413-7000 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com /

rpmconsultoriaempresarial.com.br 

Grande abraço caro(a) leitor e amigo(a).